O trabalho está pesado?
Estar no trabalho parece uma eternidade?
Não se identifica com o que faz?
Não sabe que carreira seguir?
Esgotamento mental - Burnout?
Faça o que ama e não terá que trabalhar um dia sequer em sua vida, já dizia Confúcio. Mas… e se eu não sei no que sou bom? Se eu não sei o que gosto, como fazer isso acontecer?
Pense só…Passamos grande parte do nosso tempo no trabalho. Este tempo pode ser prazeroso e agradável, mas também pode ser árduo e angustiante.
Fazer uma escolha profissional é um processo de tomada de consciência de si mesmo. É a possibilidade de fazer um projeto que significa imaginar-se no futuro cumprindo um papel social e ocupacional, mas o aprender a escolher começa muito antes em nossas vidas e costuma ser atravessado pelo grupo social a qual fazemos parte. São os familiares que escolhem nossas primeiras vestimentas, o que iremos comer e onde ir.
Desde o nascimento, as expectativas dos genitores e outros familiares perpassam pelo sujeito ao longo da vida, influenciando em sua apreensão sobre o mundo, hábitos e interesses. Os pais podem construir projetos para os filhos, de modo que estes correspondam aos objetivos de vida que os próprios pais não realizaram, querendo que seus filhos façam uma continuação de suas vidas, levando-os a imitação. Em outros casos, apresentam-se por uma certa diferenciação, no qual os genitores não querem que os filhos se tornem aquilo que eles são e faça aquilo que eles fazem. “Veja como estou” "Não quero que você passe por isso”.
E assim, são várias as possibilidades na hora realizar sua escolha profissional. Em meio a tanta informação e possíveis mudanças com o decorrer dos anos, será que ao fazer X ou Y curso terei condições de me bancar ao me graduar? Será que valerá a pena? E se não der certo? Não sei se faço o que quero ou o que os meus pais querem?
Quantos são os questionamentos nestes momentos… Entretanto, dá para ser mais leve tanto na escolha profissional, quanto no processo desta escolha. Não temos garantias de muitas coisas em nossa vida, mas ainda sim, apostamos e se fizermos a escolha certeira as possibilidades são maiores de nos destacarmos.
Se você precisa de um reposicionamento por não saber que carreira seguir, eu posso te ajudar. Se você é jovem e está próximo de prestar vestibular, mas não sabe para qual curso, venha comigo e vamos cuidar de seu autoconhecimento neste campo, realizando técnicas e testes para lhe ajudar neste processo.
Veja algumas dores das pessoas que chegam até a mim:
- Qual a melhor carreira a seguir?
- Sou de Humanas? Exatas? Não sei com que área me identifico!!
- Acho que meus pais não vão aceitar minha escolha profissional.
- Quero uma profissão que me dê muito dinheiro, mas não sei o que fazer.